Página Inicial» Notícias» A missão de ser pai

A missão de ser pai

altO segundo domingo de agosto é dedicado aos pais e essa data é estimulo à reflexão da missão de ser pai. Talvez, muitos pais imaginem que sua principal missão seja proporcionar bens materiais para sua família, será essa sua grande atribuição?

Ao lembrar do dia dos pais surgem muitas perguntas, dentre elas qual é a missão de ser pai e o seu papel junto a sua família? Vivemos na sociedade onde tudo se permite e os pais são tentados a não pensar na sua missão. Um grande desafio é encontrar uma forma ideal de como os pais devem educar seus filhos para que estes possam conviver com outras criaturas. Não tenho dúvidas que este segredo da educação familiar é a essência para a sociedade ter seres humanos com padrão de comportamento pautado no diálogo, entendimento, compreensão, amizade, respeito, amor, humildade e fé.

Neste sentido a missão de ser pai, antes de tudo, virá de sua consciência em saber que se trata de um dom recebido de Deus e, acredito que não há pai ‘perfeito e pronto’, mas é preciso ter predisposição para se buscar a perfeição.

O grande desafio da missão de ser pai em 2014 é demonstrar ao filho que a maior dádiva é viver em liberdade e que a vida tem sentido quando as conquistas são obtidas por meio de luta com os próprios méritos.

A vida mostra que quando as palavras são seguidas de ação (exemplo), tornam-se ingredientes fundamentais em qualquer relação, especialmente entre pais e filhos.

No mundo das aparências e do faz de contas, o melhor filho (a) acaba sendo aquele (a) que mais ‘agrada' ou ‘paparica’ seu pai e, será esse (a) que receberá de imediato todas as recompensas. Mas essa triste constatação do mundo de ‘representações’ leva o pai a perder a dimensão de sua missão e, o pior, leva a destruição de sua família.

Os pais precisam ser sábios e buscar unir os filhos sem privilégios e com consciência tranqüila para não disseminar o ressentimento. A vida ensina que a pior ferida para ser curada é a mágoa familiar, sobretudo as ligados com pai, mãe e irmãos.

Não é fácil desenvolver a missão de ser pai na sociedade atual, pois muitos pais não estão preocupados com sua missão e muitos filhos também não demonstram carinho e amor aos pais. Acredito que ainda é possível reverter essa dimensão, não se pode desanimar, pais e filhos precisam da ajuda mútua.

A missão de ser pai é fantástica, quando bem vivida! Nossa homenagem a todos os pais do mundo: aos vivos e ausentes. Quem tem a convivência do pai não deixe de expressar sua gratidão, afeto, carinho e reconhecimento.

Ao meu pai Brenno (in memória) eterna gratidão e aos pais ricos ou pobres, com saúde ou doentes, com coragem ou desanimados deixo um estimulo para continuar ou retomar sua missão; peço a Deus, em sua infinita bondade, força e coragem em vossa missão.

Parabéns aos pais de todo o mundo!

* CIRO JOSÉ TOALDO é pofessor, mestre em educação

 
 
PM apreende quase duas toneladas de maconha em Iguatemi
Policiais lotados na 2ª Companhia de Polícia M...
 
DICAS PRÁTICAS PARA O DIA A DIA
Quando sobra muita gordura de uma fritura, ningu...

U