Página Inicial» Notícias» Estiagem e calor batem recorde em agosto; 8 cidades não tiveram chuva

Estiagem e calor batem recorde em agosto; 8 cidades não tiveram chuva

altMato Grosso do Sul registrou o mês de agosto seco e quente. Não choveu nenhum milímetro em oito municípios. Em Campo Grande só choveu 54,7% da média histórica para o mês. Só em uma cidade, Miranda, choveu acima da média histórica dos últimos 50 anos.

Na Capital, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), só choveu em um dos 31 dias do mês passado. A chuva somou 17,2 mm, pouco mais da metade esperava para o mês (31,4 mm, considerando-se a média histórica).

Além da seca, o campo-grandense também enfrentou muito calor. A temperatura máxima bateu em 35,1º C no sábado. Por pouco, os termômetros quebraram o recorde dos últimos 26 anos. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 29 de agosto de 1988, a máxima na Capital foi de 35,8º C.

Em oito cidades não houve chuva em nenhum dia, apesar da média histórica oscilar entre 21 e 30,4 mm: Água Clara, Três Lagoas, Cassilândia, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Aquidauana e Ribas do Rio Pardo.

A estiagem atinge outras regiões do Estado, conforme a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga. Nos municípios de Sonora e Coxim, na região norte de MS, só choveu um dia e somente 0,2 mm, contra a média de 21,6 e 35,8 mm, respectivamente.

Em Ponta Porã, na região sul do Estado, choveu 19mm, 33% dos 57 mm esperados para o mês passado. Dourados, segunda maior cidade do Estado e um dos maiores produtores de grãos, só teve 7,4 mm de chuva, 16,7% dos 44,3 mm previstos na média histórica para o mês.

A estiagem deve acabar nesta semana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuva de hoje até quarta-feira em todas as regiões do Estado. No entanto, o calor continua e as temperaturas devem oscilar entre 17º C e 39º C até sexta-feira.

 
Leite com formol é vendido em SP e no PR, afirma Ministério Público
Quase 300 mil litros de leite das marcas Líder ...
 
FGTS pode ser usado para pagar pensão alimentícia
A Justiça Federal decidiu nesta quinta-feira qu...
 

U